A província do Cuanza Norte faz fronteira a norte com a província do Uíge a oeste pela província do Bengo, a leste pela província de Malanje e a sul pela província do Cuanza Sul. Está situada também 500m acima da linha do mar e vai até aos 1500m na Serra da Banga. Nesta província passa o maior rio totalmente Angolano o Cuanza.
Demografia: Na província do Cuanza Norte o grupo étnico predominante é o dos ambundos, a lingua mais falada é o Português seguida do quimbundo.
Patrimônio natural Uma das principais reservas naturais da província é Reserva Florestal do Golungo Alto, que tem uma área de 558 km², sendo o abrigo de várias espécies como a pacaça, hipopótamos, antílopes, corças, lebres, galinhas do mato e perdizes. Também se encontram elefantes, leões, onças, lobos, hienas, chacais e mabecos. A maior faixa de preservação é a Reserva Florestal do Guelengue e Dongo, que tem uma área de 1.200 km² e está limitada pelos rios Chicusse, Chissanda, Cusso, Cussava e Cunene. O tipo de vegetação predominante é o miombo e a savana. Já a Reserva Florestal de Caculama tem uma área de 800 km² e está limitada a norte e oeste pelo rio Zenza, a leste e a sul pelo rio Calucala.
Clima: Tropical Savana, com temperaturas médias de 24 a 28ºC
A história administrativa da província do Cuanza Norte inicia-se no século XVII, com a repartição do antigo Reino do Ndongo, para criar o distrito de São Paulo (atual província de Luanda) e o distrito do Golungo Alto, este último com sede em Golungo Alto. Por vezes o distrito do Golungo Alto também era chamado de distrito de Ambaca. Em 1810 o distrito do Golungo Alto foi desmembrado para que se criasse o distrito dos Dembos (atual província do Bengo) e; em 1857 foi extinto, sendo integrado ao distrito de Luanda. Em 1861 recria-se novamente, porém com o nome de distrito de Golungo, existindo somente até 1866. Em 15 de agosto de 1914, o governador colonial Norton de Matos cria o distrito de Cuanza, com sede em Golungo Alto, como forma de compensar a cidade de Golungo Alto por não ligar-se com o Caminho de Ferro de Luanda; o efeito não foi o desejado e o Golungo cai em profundo ostracismo, ocorrendo a mudança da sede distrital para Nadalatando. Em 15 de setembro de 1917 o governo colonial decide por dividir o distrito de Cuanza em distrito de Cuanza Norte e distrito de Cuanza Sul (atual província do Cuanza Sul).
Fonte Wikipedia