É constituída pelos municípios de Cambulo, Capenda Camulemba, Caungula, Chitato, Cuango, Cuílo, Lubalo, Lucapa, Lóvua e Xá-Muteba
Economia: A província da Lunda Norte possui uma importantíssima indústria mineira, com a extração de diamantes e ouro, com destaque para as operações na mina de diamantes Luó, na mina de diamantes Lucapa e nas minas de Cachimo e Cambulo. A zona Os polos industriais estão localizados em Dundo Cuango e Lucapa. A industria desta província, produz bebidas, roupas, manufatura alimentar e produção energia elétrica na central hidroelétrica de Luachimo no rio Luachimo. Na agropecuária destaca-se as produções agrícolas temporárias de milho, arroz, mandioca, bata doce e ananas, bem como as permanentes de goiabas, mamões, mangas e abacates. Na pecuária existem na província grandes rebanhos de bovinos, bem como a criação de caprinos, suínos e galináceos. A grande quantidade de rios permite bastante excedente piscatório. Em 2005 a empresa Lucapa Diamond Company encontrou no campo de diamantes do Lulo o maior diamante da história de Angola com 404 quilates, avaliado em mais de 20 milhões de dólares.
Património Natural: A moldura verde das matas e da grande floresta equatorial é mais expressiva junto dos braços dos grandes rios. O solo, desfeito pelo volume das quedas pluviais ou a savana despida, alvo em algumas modestas manchas, é coberto de vegetação rasteira. A Lunda Norte é, em síntese, uma região de savana pouco arborizada. Todavia, a região possui alguns recursos florestais localizados principalmente nos municípios de Cambulo e Capenda-Camulemba. A diversidade da fauna compreende mamíferos de grande porte, aves diversas, repteis, batráquios, peixes e numerosos grupos de vertebrados.
Clima: O clima predominante é o Tropical Savana, tendo uma temperatura média de 27ºC No na zona mais a sudoeste da província o clima é subtropical húmido.
A região das Lundas fez parte do Reino Lunda, uma confederação de estados unificados em 1590. O principal componente da confederação foi o Reino Lunda-Chócue, com sede em Luena. No dia 4 de julho de 1978, a antiga Província da Lunda foi dividida em Lunda Norte e Lunda Sul, pelo decreto-lei nº. 84/78. A capital foi estabelecida provisoriamente em Lucapa, enquanto que uma nova capital seria construída na região do Mulepi, plano que foi posteriormente abandonado. Em 1997, a capital de facto da província passou a ser o Dundo, que apresentava uma estrutura administrativa melhor que a cidade de Lucapa. A transferência foi ratificada como definitiva em 2000. O governo iniciou, no final da década de 2000, o projeto Centralidade do Dundo ou Novo Dundo, para melhoria das infraestruturas da cidade do Dundo como centro administrativo e de governo da Lunda Norte.
Referência
https://pt.wikipedia.org/wiki/Lunda_Norte
Os primeiros diamantes em Angola foram registados no ano de 1912, por geólogos da empresa Forminière, no ribeiro da Mussalala.