Cuanza Sul

Explorar
Capital Sumbe
População 2 109 999 Hab (2018)

A província é constituída pelos municípios de: Amboim, Cassongue, Cela, Conda, Ebo, Libolo, Mussende, Porto Amboim, Quilenda, Quibala,Seles e Sumbe. Faz fronteira a norte  com a província do Bengo, Cuanza Norte e Malange, oeste Huambo, Bié e Malange, sul Benguela e a este pelo Oceano Atlântico.  No planalto da Amboim encontra-se uma região muito importante para a produção de Café. 

As etnias mais representadas são  a norte os ambundos e a sul os ovimbundos. 

Economia da província está muito ligada á agropecuária e a industria á transformação dos produtos agrícolas produzidos na província.  As culturas agrícolas permanente mais importantes são a do café, palmeira de dendém, banana e citrinos.  A agricultura temporária destaca-se a cana-de-açucar, algodão, milho, trigo, batata, soja, arroz e girassol. No plano industrial o sector agroindustrial do sector do leite, das carnes, café e arroz tem bastante relevância. Nesta província existem a extração de madeira e sua transformação são atividades importantes para a economia local, bem como a extração de diamantes, calcário areias e pedra.  As centrais Hidroelétricas de Lacáu, Capanda e de Caculo Cabaça também constituem uma forte fonte de rendimento para a província. 


Clima: Litoral clima semiárido quente , região de Muenga clima tropical de savana, e regiões de Ebo e Cassongue clima oceânico. 



Localização

Cuanza Sul

Cuanza Sul
Superfície 55 600 km²
Ver em Google Maps

História

A povoação desta província iniciou-se na foz do rio Cambongo-Negunza, em 1769, por decreto de Francisco Inocêncio de Sousa Coutinho, governador-geral de Angola, que ordenava a construção de um forte-presídio denominado Novo Redondo. O rio Cambongo-Negunza recebeu o seu nome em homenagem ao então soba local Negunza Cabolo. Ora ficando sob influência administrativa do reino de Benguela, ora ficando sob responsabilidade administrativa dos distritos de Luanda e Cuanza, o Cuanza Sul ficou à margem do desenvolvimento da colônia até o início do século XX. Em 15 de setembro de 1917 o governo colonial decide por dividir o distrito de Cuanza em distrito de Cuanza Norte (sede em Golungo Alto) e distrito de Cuanza Sul (sede em Porto Amboim).  No ano de 1955 a sede distrital foi transferida de Porto Amboim para a cidade de Sumbe.


Fonte: Wikipedia

Ver mais

Símbolo

Forte da Quibala

Forte da Quibala

Foi erguido sobre um afloramento granítico, e serviu de aquartelamento  militar até o final da chamada "Guerra do Ultramar" (1961-1974).